Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Universidade de São Paulo

Compreendendo o Zika e doenças emergentes

Universidade de São Paulo via Coursera

Overview

Prepare for a new career with $100 off Coursera Plus
Gear up for jobs in high-demand fields: data analytics, digital marketing, and more.
Através deste curso você vai saber porque tantas doenças que surgiram atualmente (doenças emergentes) são causadas por vírus, como elas surgem e se espalham. Veremos como vírus causadores de doenças entram em contato com o ser humano e como se espalham, principalmente aqueles transmitidos por mosquitos, como os vírus da Dengue e Zika. Você será capaz de identificar como e onde o Zika vírus começou a causar a atual pandemia, entenderá como ele circula e quais os sintomas que causa nas pessoas em geral e em gestantes e particular, com ênfase na microcefalia.

Se você é um profissional da saúde ou só um curioso, ofereceremos aulas relevantes para todos estes públicos. Você também aprenderá como combatemos o Zika vírus, tanto através do controle dos mosquitos quanto pelo desenvolvimento de vacinas. E como boatos sobre essa doença surgiram e circularam na internet. Ao final do curso você terá a informação atualizada sobre o que sabemos e não sabemos sobre o Zika, bem como os próximos passos da ciência para conter esse vírus.

Se você é professora ou professor e está interessado em tratar o Zika em sala de aula, também teremos aulas e material que vão lhe preparar para tratar sobre Zika em aula.

Syllabus

  • O que são os vírus? Uma visão geral sobre doenças emergentes
    • No módulo 1, você vai aprender como surgem novas doenças infecciosas, as doenças emergentes. Você verá como avaliar e identificar os estágios de entrada de novas infecções e como elas se estabelecem em humanos. E também aprenderá a identificar os fatores que explicam o surgimento de novas doenças em tempos recentes.
  • Porque vírus são causadores de doenças
    • No módulo 2, você verá princípios gerais de como os vírus funcionam, para compreender e relacionar como o funcionamento deles dita os tratamentos que temos disponíveis para combater vírus. Este módulo integra como vírus funcionam com o desenvolvimento de antivirais e vacinas.
  • Flavivírus: Febre Amarela e Dengue
    • No módulo 3, você verá desde quando flavivírus convivem conosco no Brasil. Você vai aprender a identificar os fatores ambientais e sociais que viabilizaram esta entrada, muitos dos quais ainda estão presentes.
  • O Zika
    • Neste módulo, você vai aprender como se desenrolou o surto de zika no Brasil. Você verá como identificar os fatores que explicam a entrada e a circulação do vírus em 2014 e nos anos seguintes.
  • Chikungunya e outros vírus
    • No módulo 5, você verá outros vírus importantes que podem circular enquanto tivermos mosquitos. Você vai aprender a identificar os fatores viabilizaram de outros vírus como o chikungunya, muitos dos quais ainda podem permitir outros vírus.
  • O mosquito vetor.
    • Neste módulo, você verá de onde vieram os mosquitos que transmitem as arboviroses, como se tornaram tão comuns. Você aprenderá a identificar o que torna o controle destes mosquitos tão desafiador. Este módulo integra como os mosquitos circulam com estratégias de combate presentes e futuras.
  • O que é a microcefalia e sua relação com doenças infecciosas
    • No módulo 7, você vai aprender o que descobrimos sobre como o zika causa microcefalia. Você aprenderá e identificará o dano que o zika causa e o que torna a síndrome congênita do zika tão única. E também aprenderá o que podemos fazer para prevenir novos casos.
  • A recepção pública da epidemia de Zika e sua comunicação na mídia
    • No último módulo vamos usar os boatos que circularam no começo da epidemia de zika para integrar os fatores. Você aprenderá a identificar os motivos que geram boatos durante epidemias e como eles desenrolaram no Brasil.

Taught by

Atila Iamarino

Reviews

5 rating at Coursera based on 243 ratings

Start your review of Compreendendo o Zika e doenças emergentes

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.