Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Coursera

Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação

Fundação Lemann and Instituto Península via Coursera

Overview

Neste curso, oferecido pela Fundação Lemann em parceria com o Instituto Península, você terá a oportunidade de aprender, a partir de experiências reais, como integrar as tecnologias digitais no seu contexto escolar. As vivências compartilhadas pelos diferentes professores envolvidos neste curso lhe proporcionará reflexões sobre os modelos de Ensino Híbrido e sua relação com a personalização do ensino. A expectativa é apresentar a você possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no dia a dia da sala de aula, entre elas: Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno; Maior engajamento dos alunos no aprendizado; Melhor aproveitamento do tempo do professor; Ampliação do potencial do professor para intervenções efetivas; Planejamento personalizado. A carga horária prevista para a conclusão do curso é de 40h. Vamos lá? Comece agora mesmo!

Syllabus

  • Apresentação do curso Ensino Híbrido
    • Muitos de vocês procuraram esse curso porque, certamente, fazem parte de um grupo de educadores que pretende inovar na educação. Acima de tudo, fazem parte de um grupo que acredita que muito do que existe precisa ser mantido, mas muito precisa ser modificado para que os estudantes aprendam mais e melhor. Conhecer diferentes experiências de uso integrado das tecnologias digitais e buscar inspiração para refletir sobre sua prática é o objetivo desse curso. O curso não tem a intenção, portanto, de apresentar soluções prontas, não há certo ou errado, mas há uma possibilidade de compartilhar com os pares experiências e conhecimentos, com a estrutura do curso promovendo situações para que esse movimento aconteça. Por ser um curso auto-instrucional, sem tutoria, a formação acontece entre pares e, dessa forma, a participação nos fóruns é essencial. Junte-se ao grupo e aproveite o curso!
  • Introdução ao Ensino Híbrido e reflexões iniciais
    • Sabemos que o ensino considerado “tradicional”, mesmo nas melhores escolas, não dá mais conta, sozinho, das necessidades do aluno de hoje, como deu conta no passado. Um caminho possível é reunir o que há de melhor no ensino considerado “tradicional” com as vantagens do ensino online, misturando o melhor dos dois mundos! É sobre isso que iremos refletir nesta aula, vamos lá?
  • O papel do professor no Ensino Híbrido
    • A postura do professor com o uso personalizado das tecnologias digitais não é a mesma que em uma aula tradicional. Aqui, quem deve estar no centro do processo de ensino e aprendizagem é o aluno, não o professor, que deve incentivar e propor atividades que valorizem as interações interpessoais. Para tanto, alguns papéis enraizados na escola precisam ser revistos. Outros papéis, por sua vez, precisam ser mantidos. Cabe ressaltar que, quando tratamos do protagonismo, vale a reflexão sobre o papel protagonista também do professor ao propor experiências de aprendizagem que deem conta da diversidade de estudantes da turma. A reflexão sobre a postura do professor é a proposta de estudo desta aula!
  • O espaço escolar em uma perspectiva híbrida
    • Em um ambiente de ensino híbrido e personalizado, os espaços da escola, principalmente a sala de aula, podem ser modificados e transformados em espaços que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem. O modo como os espaços são organizados pode influenciar os papéis de todos os envolvidos nesse processo, possibilitando que objetivos pedagógicos sejam alcançados mais eficientemente a partir de um uso inteligente das oportunidades que cada ambiente e seu modo de organização proporcionam. Como aproveitar novos espaços e organizar os alunos para potencializar a aprendizagem? Vamos discutir sobre isso?
  • O estudante e sua autonomia no Ensino Híbrido
    • Uma das vantagens do uso de estratégias de personalização no modelo de ensino híbrido está na melhoria do engajamento dos alunos. Por ser algo novo para educadores e educandos, é esperado que a adaptação dos estudantes e do professor aconteça de forma gradativa, assim como será gradativa a apropriação dos elementos envolvidos em um modelo de ensino híbrido. Nesta aula, o foco será a reflexão sobre formas de possibilitar a autonomia do estudante, o engajamento com os pares e a personalização em um modelo de ensino híbrido.
  • O uso das tecnologias digitais no contexto escolar
    • As tecnologias digitais já estão presentes nas escolas e dentro das salas de aulas de formas diferentes. Elas têm sido muito importantes na descoberta de novas maneiras de ensinar e aprender, possibilitando novos olhares para professores e alunos. Porém, somente inserir as tecnologias digitais em sala de aula não significa - e está longe de significar - que o ensino esteja sendo transformado. Deve-se refletir profundamente sobre quais recursos se quer inserir em sala de aula, em quais momentos inserir determinado recurso e, principalmente, como associá-los ao objetivo da aprendizagem que se pretende atingir! Essa será a proposta de reflexão desta aula! Vamos lá?
  • Como avaliar em uma perspectiva híbrida?
    • Em um ambiente de ensino híbrido e personalizado a proposta é que a avaliação seja ressignificada. Ela passa a expressar a existência de mais instrumentos no auxílio ao desenvolvimento do aluno. Da mesma maneira, a avaliação deixa de ocorrer em um ponto no fim do percurso e passa a ocorrer ao longo do processo. Seus resultados passam a prestar informações que ajudam o educador a intervir na trajetória de aprendizagem do aluno para que ele tenha mais sucesso! Vamos refletir sobre esta temática?
  • Reflexões sobre a cultura escolar na contemporaneidade
    • Qual o significado da expressão “cultura escolar”? Trata-se da cultura dos alunos? Trata-se de princípios e valores que definem a política pedagógica de uma escola? Ou seu sistema de gestão? Analisar as dimensões culturais dentro da escola e relacionar as suas modificações com novas práticas de ensino é a proposta desta aula. Vamos lá?
  • A gestão escolar e a implementação de novos desafios
    • Quando falamos em escola, para muitos, a palavra gestão está associada apenas à figura do diretor. Administrar, gerenciar, direcionar, organizar, gerir, decidir e escolher os caminhos e os investimentos da escola são as atribuições que complementam essa associação. Será que a complexidade de uma gestão escolar pode ser atribuída apenas a uma pessoa ou a um cargo? Qual o papel na gestão em um processo de implementação do Ensino Híbrido? Vamos refletir sobre isso?
  • Reflexões e conclusões finais
    • Concluímos que o Ensino Híbrido busca discutir não somente sobre a inserção de tecnologias digitais em um plano de aula. Envolve uma análise metodológica sobre o melhor caminho a seguir, a percepção de que o aluno deve estar sempre no centro do processo e que, para isso, a postura do professor, a utilização do espaço, a ação da gestão escolar, a função da avaliação e a reflexão sobre a cultura devem ser analisadas. Lembre-se de que o curso não teve o objetivo de apresentar soluções prontas, mas de compartilhar com você experiências e conhecimentos para que todos possam aprender juntos! Também reforçamos que não há uma única forma de realizar essa implementação. Cada realidade exige uma compreensão e, a partir dela, o direcionamento de escolhas que podem fazer sentido em algumas condições e não em outras. Esperamos que tenha gostado dessa pequena jornada conosco! Agora, coloque a mão na massa e repense a sua prática pedagógica!

Taught by

Adolfo Tanzi Neto, Fernando Mello Trevisani and Lilian Bacich

Reviews

4.9 rating at Coursera based on 637 ratings

Start your review of Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.