Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Fundação Instituto de Administração

Planejamento Estratégico e Finanças Estratégicas

Fundação Instituto de Administração via Coursera

Overview

Nossas boas-vindas ao Curso Planejamento Estratégico e Finanças Estratégicas. Neste curso, você aprenderá que com a evolução das organizações e da sociedade nas últimas décadas, o planejamento estratégico – PE tradicional ficou anacrônico e novas formas de processo estratégico surgiram. Além disso, conceitos de finanças são demandados pelos estrategistas. Ao final deste curso, você será capaz de: - Compreender o processo estratégico nas organizações; - Reconhecer as situações em que demanda programação estratégica; - Compreender as dimensões financeiras associadas ao entendimento da estratégia. Este curso é composto por quatro módulos, disponibilizados em semanas de aprendizagem. Cada módulo é composto por vídeos, leituras e testes de verificação de aprendizagem. Ao final de cada módulo, temos uma avaliação de verificação dos conhecimentos. Estamos muito felizes com sua presença neste curso e esperamos que você tire o máximo de proveito dos conceitos aqui apresentados. Bons estudos!

Syllabus

  • Planejamento e Processos Estratégicos
    • Este módulo introduz o conceito de planejamento estratégico – PE e posiciona o aluno a respeito da sua evolução em função das transformações nas organizações e na sociedade. São apresentados os novos conceitos de processo estratégico nas organizações, como de estratégias emergentes e da intuição na criação de estratégias.
  • Objetivos e Controles Estratégicos
    • Neste módulo, é desenvolvido o conceito de controle estratégico, com base no modelo do Balanced Scorecard - BSC. Apresentam-se os modelos de tradução de estratégia em objetivos organizacionais, mapas estratégicos e dimensões estratégicas segundo o BSC. É ainda apresentado um modelo de elaboração de planos de ação integrado aos indicadores de desempenho estratégico.
  • Avaliação de Desempenho e Valor
    • Neste módulo, são desenvolvidos os principais conceitos de valor: financeiro, utilitário e relacional. Com base nos conceitos de valor são apresentados os principais modelos de avaliação de desempenho financeiro e social.
  • Decisões de Investimento e Financiamento para Estratégia
    • Neste módulo são desenvolvidos os temas de decisão estratégica de financiamento e investimento. São apresentados os conceitos relacionados a investimentos de risco e retorno e modelos de avaliação de investimentos. São ainda apresentadas as principais fontes de financiamento, tanto de recursos próprios como de terceiros. Formas estratégicas para obtenção de recursos, como joint-venture, IPO e alianças estratégicas são discutidas.

Taught by

George Sales and João Maurício Gama Boaventura

Reviews

Start your review of Planejamento Estratégico e Finanças Estratégicas

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.