Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Berklee College of Music

Introdução à Guitarra

Berklee College of Music via Coursera

Overview

Prepare for a new career with $100 off Coursera Plus
Gear up for jobs in high-demand fields: data analytics, digital marketing, and more.
Compreenda os fundamentos necessários para começar a tocar guitarra elétrica ou acústica (violão). Você aprenderá uma abordagem fácil para tocar rapidamente, por meio de uma combinação de exploração do instrumento, técnicas de execução e teoria musical básica.

Para estudantes que desejam tocar guitarra acústica ou elétrica há muito tempo, este curso proporcionará acesso fácil aos fundamentos que tornarão isso possível. Ao começar a aprender a tocar guitarra acústica ou elétrica, é importante ter o material apresentado em etapas, de um modo agradável que permita que você compreenda os fundamentos do instrumento e da música. O curso começa de modo simples, com as partes da guitarra, os nomes das cordas, afinação e técnica — seja utilizando os dedos ou a palheta. Depois, explora os fundamentos da teoria musical, com tópicos como escalas, tríades, power chords, digitação e formatos.

Ao final deste curso, os estudantes compreenderão a estrutura, as partes e os acessórios do instrumento, além de aspectos de manutenção básica. Os guitarristas aprenderão a execução do instrumento juntamente com opções básicas de amplificação, pedais de efeito e sons. Os estudantes também aprenderão a desenvolver a técnica correta e a aplicar conceitos teóricos à sua execução. Eles adquirirão o conhecimento fundamental necessário para prosseguir em cursos de guitarra mais intermediários.

Syllabus

  • BOAS-VINDAS
    • Bem-vindo ao curso! Aqui, trataremos de todos os detalhes a respeito do curso e o que você precisará saber para tirar o melhor proveito de sua experiência.
  • Guitarra Acústica/Elétrica e os Fundamentos
    • Esta aula ensinará os nomes das partes da guitarra acústica/elétrica e deixará você à vontade com o instrumento.
  • COMEÇANDO – HABILIDADES FUNDAMENTAIS PARA A GUITARRA
    • Nesta aula, você aprenderá a afinar e começará a tocar seu instrumento começando do zero! Seja paciente e lembre-se: concentre-se na precisão e toque em tempo constante, usando seu metrônomo. Isso é muito mais importante do que tocar com velocidade.
  • OS DOZE SEMITONS E NOTAÇÃO BÁSICA
    • Embora você não precise ser um especialista em teoria musical para tocar guitarra, é importante conhecer os blocos básicos de construção da música. Com essa compreensão, a música não estará mais envolta em mistério e complexidade. Esta aula apresenta ideias musicais fundamentais de um modo divertido e não intimidador.
  • ESCALAS: CONSTRUÇÃO E DIGITAÇÃO
    • Nesta aula, vamos nos aprofundar nas escalas. Não se intimide. Alguns de vocês podem ter ouvido falar em escalas ou mesmo praticado escalas. Pode ter sido em aulas de piano. Muito provavelmente, não foi muito entusiasmante para vocês. Esperamos que você considere a abordagem de escalas da aula 4 muito mais fácil e até mesmo divertida.
  • ACORDES: CONSTRUINDO TRÍADES SIMPLES E POWER CHORDS
    • Nesta lição, você usará todas as habilidades adquiridas nas lições anteriores para construir a base da harmonia. Você tocará certas notas da escala ao mesmo tempo para criar acordes. Vamos ver por que os acordes soam como eles soam, como construí-los, como tocar facilmente acordes em posição aberta, e como tocar acordes por todo o braço do instrumento.
  • JUNTANDO TUDO: A ESCALA PENTATÔNICA E MÚSICAS
    • Agora que você tem a “ciência” da guitarra nas mãos, você aprenderá algumas músicas. Você fará isso usando a melodia (das escalas) e a harmonia (dos acordes) que aprendemos. Você também aprenderá uma escala essencial para tocar melodias e fazer solos

Taught by

Thaddeus Hogarth

Reviews

4.4 rating at Coursera based on 14 ratings

Start your review of Introdução à Guitarra

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.