Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Berklee College of Music

Desenvolvendo sua musicalidade

Berklee College of Music via Coursera

Overview

Prepare for a new career with $100 off Coursera Plus
Gear up for jobs in high-demand fields: data analytics, digital marketing, and more.
Aprenda os conceitos e abordagens básicos necessários para compreender, criar e executar música contemporânea.

Se você é apaixonado por música e tem curiosidade de como ela funciona, ou se é um músico que aprendeu a tocar de ouvido, sem um estudo formal, esse curso lhe oferecerá uma introdução envolvente de conceitos e abordagens chave para compreender, criar e executar música contemporânea. Ministrado pelo professor George W. Russell Jr. do Berklee College of Music, o curso inclui seis lições que exploram harmonia e o treino de ouvido - duas áreas de foco intensivo para todo aluno iniciante na Berklee.

O curso lhe ensinará a as escalas pentatônicas maiores e menores e como elas são construídas. Você aprenderá quais são os intervalos, como cantá-los e como encontrá-los na música. O curso explora o tom central e como encontrar qual o tom de uma música, além de divisões de compasso comuns como 4/4 e 3/4. Você aprenderá a construir acordes - tríades maiores e menores, e acordes maiores e com sétima dominante - e como construir uma progressão de acordes comum - o I IV V. Você também aprenderá a reconhecer os formatos de música blues e AABA e a escrever uma sequência de acordes básica para expressar suas ideias musicais.

Além das aulas em vídeo, cada aula envolve apresentações e entrevistas com alunos da Berklee. Os alunos compartilham suas jornadas musicais e oferecem orientações para aqueles que querem estudar música. O ponto alto do curso é uma tarefa que solicita que você componha e execute um riff de melodia em blues usando a escala pentatônica menor. Acima de tudo, o curso foi pensado para compartilhar o prazer de criar música e compartilhá-la com os outros.

Syllabus

  • BOAS-VINDAS
    • Seja bem-vindo ao curso! Aqui exploraremos todos os detalhes sobre o curso e o que você precisará saber para tirar o melhor proveito da sua experiência.
  • A ESCALA MAIOR
    • Esta semana você aprenderá sobre harmonia e treinamento de ouvido e por que eles são importantes. Você aprenderá a construir uma escala maior, como identificar e reproduzir os intervalos de 2ª e 3ª maiores e como identificar o tom principal de uma música.
  • TRÍADES MAIORES E MENORES
    • Esta semana você aprenderá como identificar os intervalos de 4ª e 5ª justas e como construir tríades maiores e menores. Você também aprenderá sobre uma das progressões de acordes mais comuns: a I, IV, V.
  • A ESCALA PENTATÔNICA MENOR
    • Esta semana você aprenderá a identificar os intervalos de 6ª maior e 7ª maior. Você também aprenderá como construir e reproduzir uma Escala pentatônica menor.
  • ACORDES DE 7ª MAIOR E DOMINANTE
    • Esta semana você aprenderá como construir acordes de sétima maior e dominante. Você também aprenderá outra progressão de acordes comum: a Progressão de blues.
  • FORMATO DA MÚSICA
    • Esta semana você aprenderá sobre as expressões de acorde 7-3-5 e os compassos 4/4 e 3/4. Você aprenderá sobre dois formatos diferentes de música - Blues e AABA - e aprenderá a escrever e ler em uma folha de acordes.
  • REVISÃO
    • Esta semana é uma revisão das últimas 5 semanas. Você também aprenderá como compor um riff de melodia em blues uma Escala pentatônica menor.

Taught by

George W. Russell, Jr.

Reviews

5 rating at Coursera based on 35 ratings

Start your review of Desenvolvendo sua musicalidade

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.