Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Berklee College of Music

A tecnologia da produção musical

Berklee College of Music via Coursera

Overview

Prepare for a new career with $100 off Coursera Plus
Gear up for jobs in high-demand fields: data analytics, digital marketing, and more.
Aprenda sobre o processo de produção musical (inclusive sobre gravação, edição e mixagem) e conheça as ferramentas disponíveis para criação de música contemporânea no computador.

Devido à recente disponibilidade de softwares e hardwares de alta qualidade e baixo custo, agora as ferramentas de produção musical estão ao alcance de todos. Os álbuns deixaram de ser criados apenas em estúdios, agora também são criados em quartos. À primeira vista, isso é libertador. Qualquer pessoa pode criar um álbum por um custo bem baixo, basta comprar alguns equipamentos e um pacote de software. Mas, se você for mais a fundo, verá que não é tão fácil assim. É preciso conhecimento, dedicação e criatividade para produzir música.

Fornecer conhecimento é o propósito deste curso. Não importa o tipo de música que você está produzindo, há um grande conjunto de ferramentas que você precisará usar. Cada lição deste curso demonstrará um conjunto diferente de ferramentas de produção musical, seguindo vagamente o processo da produção musical de gravar, editar e mixar.

Vamos começar com algumas noções sobre a natureza do som e como o percebemos. Em seguida, vamos analisar os componentes necessários para gravar áudio em um computador, para que você compreenda os dispositivos pelos quais o som precisa se deslocar em um processo de produção musical.

Depois de gravado, o som precisa ser organizado em uma linha de tempo, um processo conhecido como edição. A edição nos permite dar a impressão de execuções perfeitas e criar muitos dos sons que ouvimos na música contemporânea. A ferramenta de edição contemporânea é a estação de trabalho de áudio digital (DAW, Digital Audio Workstation), um software que armazena e organiza todos os recursos de um projeto musical. Vamos focar as ferramentas de edição que são essenciais na produção de música contemporânea e que são fornecidas por todas as DAWs.

Após a edição, os sons devem ser combinados ou mixados, por isso vamos analisar a mesa de mixagem, que pode ser um local muito criativo se você souber usá-la. Vamos explorar as funcionalidades básicas das mesas de mixagem em hardware e software, inclusive volume, panning, mudo, solo, barramentos, inserções, envios e submixagens. O processo de mixagem, no entanto, engloba mais ferramentas do que a mesa de mixagem fornece. O som também deve ser processado, ou seja, modificado de modo a fazer com que seu estado gravado se enquadre no contexto da música. Vamos analisar a compressão, a equalização e o retardo, além de examinar os muitos efeitos de áudio que são extensões desses dispositivos e como eles são usados em um contexto musical.

No fim das contas, o processo de produção musical depende da sua criatividade. A criatividade é um produto da mente, e ela permanece armazenada ali, sem ser expressada, até que as ferramentas certas são usadas da maneira certa para compartilhá-la com o mundo. Se você tem uma ideia em mente, precisará passar por inúmeras etapas, cada uma com uma ferramenta importante, para chegar ao seu público. Traga a dedicação e criatividade para este curso, que ele fornecerá o conhecimento para fazer acontecer.

Syllabus

  • BOAS-VINDAS
    • Seja bem-vindo ao curso! Aqui exploraremos todos os detalhes sobre o curso e o que você precisará saber para tirar o melhor proveito da sua experiência.
  • FLUXO DE SINAL E SOM
    • Vamos começar com algumas noções sobre a natureza do som e como o percebemos. Em seguida, vamos analisar os componentes necessários para gravar áudio em um computador, para que você compreenda os dispositivos pelos quais o som precisa se deslocar em um processo de produção musical.
  • O DAW
    • A ferramenta de edição contemporânea é a estação de trabalho de áudio digital (DAW, Digital Audio Workstation), um software que armazena e organiza todos os recursos de um projeto musical. Vamos focar as ferramentas de edição que são essenciais na produção de música contemporânea e que são fornecidas por todas as DAWs.
  • O MIXADOR
    • Vamos explorar as funcionalidades básicas das mesas de mixagem em hardware e software, inclusive volume, panning, mudo, solo, barramentos, inserções, envios e submixagens.
  • EFEITOS DINÂMICOS
    • O som deve ser processado, ou seja, modificado de modo a fazer com que seu estado gravado se enquadre no contexto da música. Nessa semana, vamos nos concentrar nas ferramentas que você pode usar para modificar a dinâmica de suas faixas e como elas são usadas em um contexto musical.
  • EFEITOS DE FILTRO E RETARDO
    • O som pode ser modificado de seu estado gravado usando ferramentas que impactam a qualidade real do som. Nessa semana, vamos analisar equalização e retardo e examinar os diversos efeitos de áudio que são extensões desses dispositivos.
  • SÍNTESE
    • Vamos analisar o sintetizador, uma ferramenta importante na produção de música contemporânea. Ao prender como funciona um sintetizador, você terá o conhecimento necessário para descrever os sons. A música é uma forma de arte colaborativa, por isso não há nada mais poderoso do que a comunicação efetiva.

Taught by

Loudon Stearns

Reviews

4.9 rating at Coursera based on 34 ratings

Start your review of A tecnologia da produção musical

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.