Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Fundação Instituto de Administração

Sistemas e Tecnologias Digitais nas Organizações

Fundação Instituto de Administração via Coursera

Overview

Nossas boas-vindas ao Curso Sistemas e Tecnologias Digitais nas Organizações. Neste curso, você aprenderá sobre o histórico da utilização dos sistemas e tecnologias digitais em organização. Será mostrada a evolução do uso restrito a sistemas de back office, passando pelos sistemas integrados de gestão, comércio eletrônico, redes sociais e aplicativos móveis, destacando-se os impactos nos modelos de negócios das organizações promovidos pela tecnologia. Ao final deste curso, você será capaz de reconhecer os diferentes tipos de sistemas de informação empregados em empresas e seus objetivos. Entenderá suas características, como podem ser aplicados em organizações e em seus modelos de negócios. Por meio de casos e exemplos reais, você entenderá o estado de evolução de uma determinada organização frente à evolução da tecnologia digital, bem como identificará suas possibilidades para um contexto organizacional específico. Este curso é composto por quatro módulos, disponibilizados em semanas de aprendizagem. Cada módulo é composto por vídeos, leituras e testes de verificação de aprendizagem. Ao final de cada módulo, temos uma avaliação de verificação dos conhecimentos. Estamos muito felizes com sua presença neste curso e esperamos que você tire o máximo de proveito dos conceitos aqui apresentados. Bons estudos!

Syllabus

  • Módulo 1 | O Modelo de Evolução dos Negócios Digitais
    • Nesse módulo, será apresentado o quadro geral da evolução do uso da tecnologia digital nas organizações, discutindo seus motivadores e principais elementos, com exemplos de cada uma das fases que serão abordadas ao longo do curso.
  • Módulo 2 | Sistemas Integrados de Gestão
    • Neste módulo, será discutido o primeiro tipo de aplicação de sistemas e tecnologias digitais na organização que são os sistemas internos para backoffice e integração interorganizacional, com exemplos de utilização e exercícios para entendimento das opções existentes no mercado.
  • Módulo 3 | Comércio Eletrônico, Redes Sociais e WEB 2.0
    • Nesse módulo, será discutido o impacto trazido pela Internet e pela Web 2.0 nas organizações e seus modelos de negócios, bem como o surgimento das organizações da “nova economia”.
  • Módulo 4 | Aplicativos Móveis e Tecnologias Digitais Emergentes
    • No módulo final deste curso, discutiremos o impacto trazido pelas tecnologias digitais emergentes, especialmente a mobilidade, a internet das coisas e o big data, para as organizações e seus modelos de negócio. Serão discutidos os modelos de negócios puramente digitais e a transformação digital por meio de exemplos e estudos de casos.

Taught by

Cesar Alexandre de Souza

Reviews

Start your review of Sistemas e Tecnologias Digitais nas Organizações

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.